Muitos confundem os planos de previdência privada PGBL e VGBL, sendo, inclusive, um dos erros mais comuns ao declarar o imposto de renda.
Investir em um plano de previdência privada é, com certeza, pensar em seu bem estar no futuro, em uma aposentadoria mais confortável. A previdência privada funciona como uma renda extra, complementar à aposentadoria pelo INSS, sistema de previdência social mantido pelo governo brasileiro.
Você pode contratar estes planos de previdência privada em instituições financeiras e seguradoras. Assim, é importante ter em mente que a previdência privada é uma opção de investimento de longo prazo e que, como qualquer investimento, apresenta riscos e incertezas. Por isso, antes de contratar, é preciso avaliar: o quanto você vai investir, se é um investimento que você vai conseguir ter uma constância no pagamento, o que você vai receber e a partir de quando poderá retirar.
Conheça abaixo as diferenças entre os planos de PGBL e VGBL:
A sigla PGBL quer dizer Plano Gerador de Benefício Livre. Este plano de previdência privada tem as seguintes características:
Por sua vez, VGBL significa Vida Gerador de Benefício Livre e, em comparação com o PGBL, tem as características abaixo:
Na dúvida sobre qual é o seu perfil de investimento, suas reais necessidades e objetivos, consulte um profissional especializado em finanças para auxiliar na tomada de decisão. Consulte a Rabaioli Contabilidade, chame pelo nosso WhatsApp!